As
tangerinas e o cancro do fígado
Dois
estudos feitos por cientistas japoneses concluíram que a tangerina pode
reduzir drasticamente o risco de Cancro do Fígado, Doenças
Cardiovasculares e Diabetes.
A equipa do National Institute of Fruit Tree Science acompanhou 1.073
habitantes da cidade japonesa de Mikkabi, em Shizuoka, que consumiam
grandes quantidades de tangerinas. Nas amostras de sangue
das
pessoas estudadas foram encontrados marcadores químicos que estão
relacionados a um baixo risco de problemas de saúde sérios, como
Arteriosclerose, Enfarte do Miocárdio e resistência à insulina.
O segundo estudo, feito pela Kyoto Prefectural University of Medicine,
descobriu que a tangerina pode evitar que os portadores de hepatite
viral desenvolvam Cancro do Fígado.
Após um ano de acompanhamento, nenhum dos 30 pacientes que consumiam
diariamente uma bebida contendo carotinóides e sumo de tangerina
desenvolveu cancro. Num grupo de 45 pacientes com a mesma
condição, mas que não beberam sumo, 8,9% desenvolveram cancro.
Os investigadores admitiram serem necessários mais estudos para que se
chegue a resultados conclusivos e pretendem, por isso, continuar o
trabalho durante os próximos cinco anos.
Tópicos relacionados
- O que é o cancer / cancro e como evitar?
-
Os alimentos e a saúde
em slides -
Mensagens Saúde
Fonte - MNI-Médicos Na Internet |