Home

Vídeos

Slides PowerPoint

Piadas

Fotos do Mundo

Imagens 1000

Mensagens

Imagens Animadas

Cantinho Brasil

Cantinho Portugal

Competências

Cantinho Culinária

Medicina e Saúde

Slides informar saude
Colesterol e nozes
Diabetes tipo 2
Coração e vinho
Fibromialgia
Cancer e tangerinas
O que é o cancer?
Teste AVC
Problemas da Fala

Miscelâneas


 

Efeitos benéficos das nozes 
PROBLEMA: Colesterol irregular  RECEITA: Coma nozes

Nozes combatem danos de gordura nas artérias

Comer nozes após a refeição pode ajudar a diminuir os malefícios causados às artérias por comidas gordurosas, de acordo com um estudo.

Os pesquisadores recomendam uma dose diária de 28 gramas de nozes.

O estudo foi realizado pelo Hospital Clínico da Universidade de Barcelona, com financiamento parcial da Comissão da Noz da Califórnia, e publicado na revista da Universidade Americana de Cardiologia.

Para o estudo, foram recrutados 24 adultos, metade com níveis normais de colesterol e a outra metade com níveis moderadamente altos.

Cada paciente recebeu duas refeições contendo salame gorduroso e queijo, com uma semana de intervalo entre elas.

Em uma das refeições, os pesquisadores adicionaram cinco colheres de chá de azeite de oliva. Na outra, foram adicionadas oito nozes.

Os testes mostraram que tanto o azeite quando as nozes ajudam a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias que acontece após uma refeição rica em gorduras saturadas.

Mas as nozes ajudam ainda a preservar a elasticidade e flexibilidade das artérias, independente dos níveis de colesterol.

Aminoácido

Segundo os pesquisadores, as dietas ricas em gordura atrapalham a produção de óxido nítrico, uma substância necessária para manter as artérias flexíveis.

Com o tempo, isso pode causar o endurecimento das artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas e derrames.

A noz é beneficial porque contém arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir o óxido nítrico.

O alimento contém ainda antioxidantes e ácido alfa-linolênico, uma substância à base de plantas com propriedades beneficiais à saúde.

O coordenador da pesquisa, Emilio Ros, está começando um novo estudo para saber se as nozes podem ajudar também quem sofre de arritmias cardíacas.

Mas o pesquisador fez um alerta para que as pessoas não assumam que podem comer o que quiserem caso consumam também nozes.

"Em vez disso, elas deveriam considerar incluir as nozes como parte de uma dieta saudável que limita as gorduras saturadas", disse.

Dieta mediterrânea

Segundo o professor Robert Vogel, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, a pesquisa demonstra que as nozes têm gorduras protetoras que não estão presentes no azeite de oliva.

 

"Isso levanta uma questão muito interessante porque muitas pessoas que têm uma dieta mediterrânea acreditam que os benefícios vêm do azeite", disse ele.

"Mas essa pesquisa e outros dados indicam que isso não é verdade. Provavelmente há outros fatores (mais benéficos) na dieta, incluindo a grande presença de nozes."

Segundo o professor, isso não quer dizer que o azeite faça mal à saúde, mas apenas que não é o fator central de proteção da dieta mediterrânea.
Fonte - BBC Brasil

 

As nozes são alimentos muito ricos em proteínas e lípidos.
 De acordo com a Dra. Eunice Santos, técnica em orientação nutricional, "os lípidos (gorduras) encontrados nas nozes são benéficos por serem do tipo poli-insaturados.

Têm a propriedade de diminuir as LDL (lipoproteínas que transportam o colesterol para a circulação periférica, onde se deposita nos vasos sanguíneos, conhecidas por 'mau colesterol')". "Além disto" - continua esta especialista - "as nozes fornecem fibras alimentares que ajudam a controlar a absorção das gorduras a nível intestinal, e vitamina E, que é antioxidante".

Quando comer nozes, beba um pouco de vinho. Ao contrário do que se pensa, é benéfico se consumido moderadamente, ajuda a reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, arteriosclerose e doenças cerebrais, como a Alzheimer, por exemplo. Segundo a nutricionista Ana Catarina Sousa, "existem vários estudos a comprovar que o vinho tem poderosas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres existentes no nosso organismo". Portanto, o hábito de beber um copo de vinho às refeições, "contribui para a prevenção das doenças cardiovasculares e, tal como a cerveja, pode ajudar a aumentar os níveis do 'bom colesterol' - HDL", assegura. (Fonte Men'sHealth)

Tipos de gorduras

 Trans-saturadas
Presentes em batata-frita, margarina e biscoitos amanteigados. Não trás nenhum benefício e aumenta o colesterol e risco de doença cardíaca. Evite-os.
Gorduras Saturadas
Presentes em carnes gordas, laticínios e coco. Alguns tipos de gordura saturada encontradas em bife e manteiga podem entupir suas artérias. Limite-as a menos de 10% do total de sua ingestão de calorias.
 Omega 6
Presente em óleos vegetais, sementes e nozes. Pode reduzir o LDL e o colesterol total, mas alto consumo pode abaixar o do benéfico colesterol HDL. Limite a 10% do total de sua ingestão de calorias.
 Omega 3
Presente em peixes gordurosos, óleos vegetais e nozes. Abaixa o nível de triglicérides e o colesterol total. Alto consumo pode retardar a coagulação sanguínea.
Gorduras Mono-insaturadas
Presentes em azeite de oliva, abacate, amendoim. Abaixa o LDL e o colesterol total. Ingira a maior parte de gorduras desse tipo.
Fonte pesquisada : Runner's World Magazine .

Tópicos relacionados - Os alimentos e a saúde



Uma decisão que pode mudar a sua vida, seja um Yakey Global Partner.

Ganhe 15 Euros só por se registrar