Home

Vídeos

Slides PowerPoint

Piadas

Fotos do Mundo

Imagens 1000

Mensagens

Imagens Animadas

Cantinho Brasil

Cantinho Portugal

Competências

Cantinho Culinária

Medicina e Saúde

Slides informar saude
Colesterol e nozes
Diabetes tipo 2
Coração e vinho
Fibromialgia
Cancer e tangerinas
O que é o cancer?
Teste AVC
Problemas da Fala

Miscelâneas


 

Efeitos benéficos do vinho tinto 
O resveratrol extracto de vinho tinto «dá saúde e vida» baixando os níveis de diabetes

Março 2007 Ratos de laboratório obesos alimentados com uma dieta rica em gorduras viveram com mais saúde e mais tempo sem recurso a dietas graças ao consumo de grandes doses de um extracto de vinho, revela um estudo hoje divulgado. Os investigadores que anunciaram a descoberta afirmam que ainda é cedo para saber se o método produz resultados idênticos nos humanos, mas consideram que é prometedor e mesmo "espectacular". 
O estudo, conduzido pela Escola Médica de Harvard e pelo Instituto norte-americano do Envelhecimento, mostrou que doses substanciais de Resveratrol, um ingrediente do vinho tinto, fazem baixar os níveis da diabetes, reduzem os problemas de fígado e outros efeitos nocivos relacionados com gordura quando foram ministradas a ratos de laboratório obesos. 

Os animais submetidos a este método viveram mais tempo que o esperado, mas o mais espantoso, segundo David Sinclair, líder da equipa de cientistas, reside no facto dos órgãos destes ratos se apresentarem normais, quando não o deviam estar. "Eles estão gordos, mas por dentro estão bem, de saúde. Tivemos de nos beliscar para nos certificarmos de que estávamos acordados", comentou.

David Sinclair adiantou que os estudos já feitos em ratos de laboratório normais, igualmente tratados com o Resveratrol, mostram que o seu tempo normal de vida foi aumentado. O líder da equipa de investigação tem um interesse especial nesta pesquisa, pois é co-fundador de um laboratório farmacêutico que tenta descobrir se é possível utilizar este extracto de vinho tinto em pessoas com diabetes.

O consumo de vinho tinto tem sido nos últimos anos referido como tendo efeitos benéficos para a saúde humana, mas o estudo hoje divulgado na edição electrónica da revista Nature mostra que os mamíferos submetidos a doses elevadas de Resveratrol podem obter os efeitos do corte de calorias sem efectivamente as cortar e sem nada fazer para obter essa redução. "Se estivermos certos, significa que se pode obter os efeitos de reduzir o consumo de calorias sem que uma pessoa tenha de sentir que está a passar fome", comentou David Sinclair.

Howard Eisenson, director do Centro de Dieta da Universidade de Duke, alertou o público para excessos de optimismo. "Todos os que praticam medicina aprenderam já que não se pode saltar directamente de estudos com cobaias para o que pode acontecer em seres humanos", comentou Eisenson.


Mais 11-09-2007
Doença rara será tratada com vinho

O Resveratrol encontra-se na pele das uvas e em outras plantas, como em amendoins.  55 ratos obesos tratados com a substância mostraram-se não só tão saudáveis como os ratos com peso normal como também tão ágeis e activos nos equipamentos para exercício físico.

Os resultados do estudo foram tão prometedores que o Instituto norte-americano do Envelhecimento tenciona repeti-lo, desta vez com macacos, disse o director da instituição, Richard Hodes. O cientista sublinhou no entanto que as pessoas com problemas de peso ou diabetes não devem começar a tomar suplementos de resveratrol sem controlo médico, uma vez que ainda não foram testadas todas as questões relacionadas com a segurança.

Uma equipe de pesquisadores da universidade inglesa de Newcastle upon Tyne fará uma experiência com uma substância encontrada no vinho tinto e associada à longevidade em um grupo de pacientes que sofrem de um transtorno genético progressivo e potencialmente fatal.

As 30 pacientes que farão parte do teste possuem a chamada síndrome Melas (encefalopatia mitocondrial, acidose lática, e episódios de AVC), que atinge as mitocôndrias. Os pacientes normalmente desenvolvem primeiro um tipo de diabetes, mas os efeitos da doença podem afetar o corpo inteiro.

"O problema é que não conseguem transformar comida em energia, o que afeta o cérebro, o coração e os músculos do corpo", afirma Patrick Chinnery, professor de neurogenética da universidade, citado pelo jornal inglês "The Times".

Em 15 das 30 pacientes será administrada uma versão do resveratrol, substância encontrada no vinho tinto, chamada SRT501, enquanto o resto receberá um placebo. Essa versão mais potente foi desenvolvida pelo laboratório Sirtris Pharmaceuticals, de Cambridge (Massachusetts, EUA), graças aos trabalhos do cientista David Sinclair, da Universidade Harvard, que descobriu que o resveratrol ativa o gene associado à longevidade humana, o SIRTI.

Nas experiências realizadas com ratos de laboratório, foi provado que o SRT501 reduz a obesidade e os níveis de glicose em animais expostos a uma dieta rica em calorias e que, combinado com outros remédios contra diabetes, como o Metformin, amplifica sua ação.

O mais surpreendente é que também eleva a capacidade de correr e a resistência dos ratos, tornando-os verdadeiros atletas. O motivo é que a substância aumenta a produção de mitocôndrias, responsáveis por gerar energia nas células, amplificando a potência muscular.

O objetivo da experiência feita em Newcastle upon Tyne é verificar, por meio de imagens obtidas por ressonância magnética e biópsias musculares, se nos pacientes humanos tratados com o SRT501 a produção de mitocôndrias também se multiplica. Os testes também medirão a força dos músculos e a capacidade de resistência dos doentes.

Suspeita-se ainda que as mitocôndrias poderiam estar associados com a diabetes. Na Índia, inclusive, já está sendo realizada uma experiência com o SRT501 para estabelecer sua eficácia contra essa doença.

Esta e outras versões muito mais potentes do resveratrol, atualmente em fase de testes, se baseiam nas últimas pesquisas que indicam que todas as espécies animais vivem mais anos graças a uma dieta de restrição de calorias.

Toda vez que a alimentação estiver correta, um corte de 40% do consumo de calorias aumenta em 50% ou mais a expectativa de vida dos ratos e de outros animais de laboratório.

Nas experiências feitas por Sinclair e outros cientistas de Harvard com cobaias, entre eles Joseph Baur, foi comprovado que os efeitos negativos de uma dieta rica em calorias podem entrar em oposição com o resveratrol.

Isto, no entanto, não ocorreu nos ratos que não tinham o gene SIRTI, fazendo com que os especialistas deduzissem que este gene controlava todo o processo.

Os trabalhos posteriores demonstraram que o resveratrol ativa especificamente este gene, o que talvez explica os motivos pelos quais o vinho tinto, consumido com moderação, supostamente teria efeitos saudáveis e poderia, em alguns casos, até prolongar a vida.

Slide elucidativo sobre os benefícios da uva na nossa saúde. - 970 Kb



Uma decisão que pode mudar a sua vida, seja um Yakey Global Partner.

Ganhe 15 Euros só por se registrar